domingo, 14 de agosto de 2011

Ray - Ban

Um dia  o  tenente John MacCready retornando de uma aventura aérea em um balão reclamou que o sol tinha irritado e danificado a retina dos seus olhos então  ele  contatou em Nova York a famosa loja e fabricante de óculos Bausch & Lomb, pedindo-lhes para criar óculos elegantes e que desse proteção aos seus olhos contra os raios solares assim em 1937 surgia o Ray-Ban.O nome da marca vem da  mistura do termo em inglês raio (Ray) e as três primeiras letras da palavra banir (Bannish). Em 07 de maio de 1937, a Bausch & Lomb registrou a patente. Os pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos imediatamente adotaram os óculos de sol devido  ao fato de que suas lentes  eram  de cristal mineral que filtravam os raios infravermelhos e ultravioletas.Assim, o modelo Ray-Ban Aviator se tornou um estilo bem conhecido de óculos de sol dada a sua popularidade entre os pilotos.


Primeiro "Garoto Propaganda"


Quem fez com que os óculos Ray-Ban se tornassem popular não só entre os militares, mas na população geral foi o General Douglas MacArthur. Ele foi fotografado usando o modelo quando desembarcou  nas Filipinas durante a II Guerra Mundial, as fotos percorreram todo o mundo e o Ray-Ban virou moda.








 Ray -Ban Wayfarer

Em 1952 surgia o meu modelo preferido o  Wayfarer  
Ele foi criado por  Raymond Stegeman   construído com armação de plástico   seu desenho foi  inspirado nos carros com traseira rabo-de-peixe, comum na época. Raymond Stegeman vendeu o protótipo para a B&L que registrou a patente como Ray-Ban Wayfarer O publico alvo de Raymond eram os militares mas quem aderiu ao novo modelo e o tornou popular foram os artistas.



Garota Propaganda



O modelo  Wayfare se tornou famoso  ao ser usado por Audrey Hepburn, em 1961 no filme Bonequinha de Luxo


Depois do sucesso nos anos 50 e 60 o  Wayfarer quase foi esquecido.Até que nos anos 80 a Ray-Ban resolveu investir no modelo novamente com a inserção em vários filmes de Hollywood .Deu tão  certo  que os óculos voltaram com tudo  ,  se tornaram os óculos de sol mais vendidos da história e  um dos ícones mais duradouros do século XX.




                    









Nenhum comentário:

Postar um comentário